quarta-feira, 24 de junho de 2015

Lei da Frontalidade

Arte no Egito
2º anos
Profª Renata

Os pintores egípcios estabeleceram várias regras que foram seguidas durante muito tempo, ao longo do Antigo Império. Entre elas, a regra da frontalidade chama a atenção pela frequência com que aparece nas obras.


Aspectos técnicos como perspectiva, proporção entre as figuras e ponto de vista do autor da obra ainda não preocupavam os pintores egípcios. Tudo era mostrado como se estivesse de frente para o observador. (Proença, p.18, 2006)

A Lei da Frontalidade: Segundo essa regra, o tronco e um dos olhos do retratado deviam ser desenhados de frente para o observador, enquanto a cabeça, os pés e as pernas deviam ser desenhados de perfil. Provavelmente os artistas dessa época achavam difícil desenhar uma pessoa com pernas e pés virados para a frente. A regra também determinava que o desenho e a pintura deviam mostrar tudo o que havia de mais característico nos seres retratados, pois o observador tinha de entender facilmente as imagens.


Na aula de artes conversarmos sobre aspectos do Egito e sua arte, as crianças visualizaram algumas imagens e trabalhamos o conceito da "Lei da Frontalidade" realizando uma atividade teatral, onde as crianças brincaram de serem faraós e rainhas egípcias. Foi muito divertido! 


Referência: GRAÇA, Proença. Descobrindo a história da arte. ÁTICA,2006

8 comentários:

  1. Parabéns, amei as atividades feitas pelos alunos, fantásticas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ATA BOM QUE PIADA QUE VC FEZ E DE MUITO MAL GOSTO

      Excluir
  2. nosa que feio ate meus alunos fAZEM MELHOR

    ResponderExcluir
  3. SE FOSE VC NAO TRABALHARIA COM CRIANCAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara ele trabalha com quem ele quiser, vai catar coquinho!

      Excluir