Joan Miró
Profª Renata
1º anos
Profª Renata
1º anos
MIRÓ (1893 -1983) é considerado um dos mais versáteis artistas do século XX. Ele usou pinturas, esculturas, tapeçarias, cerâmica, teatro e monumentos públicos para expressar suas ideias, que tiveram uma influência duradoura e o tornaram um artista internacional.
A variedade de sua visão abstrata é uma de suas principais características, vivenciando diversos estilos, tendo influências que vão do expressionismo ao fauvismo, passando pelo cubismo, dadaísmo e surrealismo.
Ele tinha enorme orgulho de sua terra, a Catalunha, no nordeste da Espanha, e de sua cidade natal, Barcelona, à qual também pertenciam outros artistas, como: Pablo Picasso, Salvador Dali e Antoni Gaudí.
Seu estilo evoluiu a partir de
estudos realizados sobre o irracional e o fantástico, até recriar um mundo pessoal no qual fluem imagens distorcidas da realidade, cheias de
formas orgânicas e construções geométricas.
As obras desse período
apresentam um ambiente campestre, organizando-se com uma variação limitada de
cores brilhantes (azul, vermelho, amarelo, verde, preto) sobre fundos planos,
com diferentes signos gráficos e deformações fantásticas livres de qualquer
compromisso figurativo.
Na aula de artes, observamos duas obras do artista:
Algumas crianças concordaram que os traços de Miró se assemelhavam a registros da pintura rupestre (com diferença no uso das cores) e outras crianças não encontraram similaridade.
Elas realizaram uma atividade em que puderam se expressar plasticamente com cola colorida e anilina, tendo como inspiração o estilo e as obras visualizadas.
Referência: ROSS, Nicholas. Artistas famosos: Miró - Tradução Helena Gomes Klimes. São Paulo: Callis,1998.