segunda-feira, 27 de junho de 2016

Arte Catarinense - Artista Fritz Alt

5ºs Anos A e B
Período Matutino
Arte Catarinense - Artista Fritz Alt
Professora de Artes: Maiara Bizari


Fritz Alt nasceu em Lich, na Alemanha, em 17 de setembro de 1902. A família de Friedrich Alt – conhecido como Fritz Alt – era bastante ligada à guerra, pois seu pai, que era professor e escritor, foi convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial. No final do conflito, Alt se alistou como voluntário. Heinrich, seu irmão um ano mais velho, morreu quando combatia as tropas russas na Segunda Guerra Mundial. Alt, quando jovem, chegou a atuar no combate contra a Polônia durante dois meses, que reivindicava territórios alemães. Antes de seu alistamento no exército, chegou a estudar escultura.


Monumento a Dona Francisca. Foto: Walter de Queiroz Guerreiro. Disponível em: http://www.mubevirtual.com.br/pt_br?Dados&area=ver&id=338 (acervo digital sobre a produção escultórica brasileira).

Tendo como referência o artista e o Monumento a Dona Francisca, os alunos do 5º ano A e B fizeram suas produções artísticas. A proposta foi que eles construíssem em argila o busto de alguém/algo especial para eles.
























Referência: http://artejlle.blogspot.com.br/2013/03/fritz-alt-biografia.html

domingo, 26 de junho de 2016

Arte Religiosa: Rosáceas

3°s Anos - Séries Iniciais
Período Vespertino
Arte Religiosa: Rosáceas 
Professora de Artes: Márcia Morsch

As Rosáceas da Era Gótica exemplificam o esplendor do espírito percebido pelos arquitetos medievais. Entre os maiores desenvolvimentos da mente criativa europeia, estes  elaborados trabalhos manuais representam um conceito sagrado da integralidade e do contrapeso. Normalmente, acredita-se que a origem do trabalho de ilustração no vidro dentro das estruturas religiosas europeias data dos anos 800. As amostras reais que sobreviveram são muito raras. Algumas partes encontram-se em abadias francesas e alemãs e foram datadas como dos séculos IX e X.
Beatriz Milhazes, "São Cosme e Damião" (Saints Cosmas and Damian), 2014
Com embasamento teórico destacando vida e obra da artista Beatriz Milhazes, os alunos realizaram um trabalho com vários materiais dando um novo significado.




Fotos: Professora de Artes Maiara Bizari



terça-feira, 7 de junho de 2016

Modernismo

5º ano D
Modernismo
Professora de Artes: Márcia Morsch

Os alunos do 5° ano D trabalharam com desenho, pintura e colagem com base na imagem da obra "Operários" da artista Tarsila do Amaral que pertenceu ao movimento artístico do modernismo. Construindo um novo significado para o trabalho.

"Operários"

Foi uma das obras principais e  figuras centrais da primeira fase do Modernismo Brasileiro.


Em grupos, os alunos criaram suas produções artísticas com o título: "Estudantes".












sábado, 4 de junho de 2016

Storyboard e Stop Motion

Storyboard e Stop Motion
1ºs Anos do Ensino Médio Matutino
Professora de Artes: Márcia Morsch

Os alunos do 1°s anos do Ensino Médio  matutino A, B , C, D, aprenderam a desenvolver a técnica do Storyboard e stop motion buscando seu personagem favorito ou de sua imaginação. Uns dos artistas que referenciamos e pesquisamos,   foi  Tim Burton um dos diretores de cinema mais geniais da atualidade. Timothy William Burton, nasceu na cidade de Burbank, na Califórnia, nos Estados Unidos, seus tempos de criança foram vivenciados no universo da fantasia e da autorreflexão, de uma forma bem particular.


Tim Burton


Tema -  DIVERSIDADE
UM MUNDO PARA TODOS



Fotos: Anna Paula Bittencourt

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Modernismo

Trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 5° ano E ( vespertino) com orientação da professora de Artes: Márcia Morsch 

Foi durante a Primeira República, que surgiu no Brasil o modernismo, um movimento de renovação cultural inspirado nos movimentos artísticos de vanguarda europeia e que se fez sentir em todas as expressões da cultura brasileira.
Marco do modernismo no Brasil, a Semana de Arte Moderna de 1922, ocorreu nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro. 
A partir da história do modernismo e das imagens da obra “ A Negra” da Tarsila do Amaral, os alunos do 5° ano “E”  desenvolveram um trabalho com o tema: Máscara Africana dando ênfase para cultura afro- Brasileira.











Fotos: Victor Hugo Vieira

Fontes consultadas:
Arte no Brasil - Fascículo 7, Ed. Nova Cultural, São Paulo, 1986.
Saga - A Grande História do Brasil, Ed. Abril Cultural, São Paulo, 1981. TR

terça-feira, 17 de maio de 2016

Arte e Lendas Indígenas

6ºs anos A e B 
Arte Indígena
Professora de Artes: Maiara Bizari

ARTE INDÍGENA
Datada de antes da chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil, e que se mantém viva até os dias atuais, a arte indígena é um patrimônio sócio-cultural de um povo que viveu a raiz do Brasil, que sobreviveu e fez sua arte daquilo que compõe cada hectare de terra brasileira, com o uso das penas das aves que aqui voavam, das plantas para extrair as tintas e da terra para produzir as belas peças de cerâmica. Apreciar uma peça de arte indígena é apreciar uma pequena parte do Brasil moldada em um utensílio do povo que se originou nesse vasto país.


TITO LOBO
Desenhista, pintor, gravador, escultor e cenógrafo, nascido em João Pessoa/Paraíba/Brasil, em 11 de agosto de 1960, filho de Elbanice Lobo Correia e Diogo Lima Correia, desde infância inclinava-se para tendência artística, mas só em 1986 que começou a se revelar profissionalmente, onde participou de diversas exposições coletivas e individuais, no Brasil e, principalmente, no Exterior, precisamente na Europa.


Com base na arte indígena e como referência  as obras do artista Tito Lobo e as lendas indígenas, os alunos dos 6ºs anos fizeram suas produções artísticas.

"A Galinha Grande"







"Boitatá"

"A Galinha Grande"

"Boitatá"

"Boitatá"

"Anhangá"

"Boitatá"

Referências: 
http://www.arteducacao.pro.br/tito-lobo.html

http://www.resumoescolar.com.br/artes/arte-indigena/

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar./index.php?option=com_content&view=article&id=308&Itemid=1

Entrega dos Livros Arrecadados pelas Turmas dos 7ºs Anos para a Pastoral da Criança

7ºs anos
Entrega dos livros arrecadados para a Pastoral da Criança


Durante os trabalhos do projeto de leitura da obra Bicos Quebrados, de Nathaniel Lachenmeier, tradução de Marina Colasanti, Editora Global, desenvolvido na disciplina de Língua Portuguesa, com as turmas do 7º ano, vários temas foram discutidos, dentre eles a marginalização e a solidariedade.
Falou-se sobre quem são os marginalizados e por que a sociedade os marginaliza, quem são as pessoas ou instituições solidárias e por que é preciso que exista solidariedade.
Como atividade de fechamento do projeto, representantes da Pastoral da Criança da Igreja Sagrada Família, do bairro Guanabara vieram ao colégio, para expor aos estudantes o trabalho que é feito naquela comunidade. Deste contato, surgiu o desejo de ajudar, por isso, foi feita uma campanha de arrecadação de livros infantis e juvenis para serem doados para as famílias assistidas. Essa ação foi apoiada pelas professoras de Matemática Carolina Da Silva Lucindo Dell Agnolo e Ana Paula De Abreu Chiella.
No dia 30/04/16, durante a Mostra da Solidariedade, foi feita a entrega das obras arrecadadas.