terça-feira, 17 de maio de 2016

Arte e Lendas Indígenas

6ºs anos A e B 
Arte Indígena
Professora de Artes: Maiara Bizari

ARTE INDÍGENA
Datada de antes da chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil, e que se mantém viva até os dias atuais, a arte indígena é um patrimônio sócio-cultural de um povo que viveu a raiz do Brasil, que sobreviveu e fez sua arte daquilo que compõe cada hectare de terra brasileira, com o uso das penas das aves que aqui voavam, das plantas para extrair as tintas e da terra para produzir as belas peças de cerâmica. Apreciar uma peça de arte indígena é apreciar uma pequena parte do Brasil moldada em um utensílio do povo que se originou nesse vasto país.


TITO LOBO
Desenhista, pintor, gravador, escultor e cenógrafo, nascido em João Pessoa/Paraíba/Brasil, em 11 de agosto de 1960, filho de Elbanice Lobo Correia e Diogo Lima Correia, desde infância inclinava-se para tendência artística, mas só em 1986 que começou a se revelar profissionalmente, onde participou de diversas exposições coletivas e individuais, no Brasil e, principalmente, no Exterior, precisamente na Europa.


Com base na arte indígena e como referência  as obras do artista Tito Lobo e as lendas indígenas, os alunos dos 6ºs anos fizeram suas produções artísticas.

"A Galinha Grande"







"Boitatá"

"A Galinha Grande"

"Boitatá"

"Boitatá"

"Anhangá"

"Boitatá"

Referências: 
http://www.arteducacao.pro.br/tito-lobo.html

http://www.resumoescolar.com.br/artes/arte-indigena/

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar./index.php?option=com_content&view=article&id=308&Itemid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário