Igreja Barroca em Papelão
(Trabalhando o Tridimensional)
Professora: Marlise Stapait
Turmas: 4ºs Anos Vespertinos
Estilo artístico nascido na Itália no início do
século 17, o barroco chegou ao Brasil quase 100 anos depois. Nosso país vivia o
chamado Ciclo do Ouro, período em que a descoberta desse metal precioso em
Minas Gerais transformou a região em um importante centro econômico. Exatamente
por isso, boa parte da herança barroca no Brasil está espalhada por cidades
mineiras, não só em obras artísticas, como esculturas, mas também na
arquitetura de várias igrejas erguidas nessa época. A construção de templos
ricamente ornamentados e com formas exuberantes contrastava com a simplicidade
do estilo renascentista, que reinava até então. Assim, nas igrejas barrocas os
altares e os púlpitos eram decorados com extravagância, recobertos por
espirais, flores, monstros e anjinhos de cabelos encaracolados. Como se isso
não bastasse, boa parte do interior delas era folheado a ouro, aproveitando a
abundância do mineral no país.
Toda essa opulência e riqueza de detalhes pode ser
observada em várias igrejas de Minas. Mas talvez nenhuma delas simbolize tão
bem as características do barroco brasileiro como a de São Francisco de Assis,
em Ouro Preto (MG). "Ela é um marco do estilo e tem abundância de luz e
cor", afirma a museóloga Maria da Conceição Fernandes Brito, do Museu de
Arte Sacra de Ouro Preto. A igreja - ou capela, como preferem os especialistas
- começou a ser erguida em 1776 e só ficou pronta no início do século 19. Ela
foi desenhada e ornamentada pelo maior artista brasileiro do período, Antônio
Francisco Lisboa.
Chamado popularmente de Aleijadinho, por causa de
uma atrofia muscular que atingiu seus membros, ele era filho de um arquiteto
português com uma escrava. Além de projetar construções, Aleijadinho também era
um brilhante escultor. Para superar a deficiência física na hora de fazer suas
obras, ele amarrava nas mãos instrumentos para talhar e aparar blocos de pedra.
Graças à criatividade e ao esforço desse talentoso artista, a capela de São
Francisco de Assis é considerada a mais bela de todas as igrejas barrocas de
Minas Gerais.
Em um trabalho coletivo, os alunos dos 4ºs Anos
vespertino estão pintando uma Igreja Barroca feita de papelão, inspirada na
Igreja São Francisco de Assis (Ouro Preto/Minas Gerais) e completando os
detalhes característicos da época.
Estilo artístico nascido na Itália no início do
século 17, o barroco chegou ao Brasil quase 100 anos depois. Nosso país vivia o
chamado Ciclo do Ouro, período em que a descoberta desse metal precioso em
Minas Gerais transformou a região em um importante centro econômico. Exatamente
por isso, boa parte da herança barroca no Brasil está espalhada por cidades
mineiras, não só em obras artísticas, como esculturas, mas também na
arquitetura de várias igrejas erguidas nessa época. A construção de templos
ricamente ornamentados e com formas exuberantes contrastava com a simplicidade
do estilo renascentista, que reinava até então. Assim, nas igrejas barrocas os
altares e os púlpitos eram decorados com extravagância, recobertos por
espirais, flores, monstros e anjinhos de cabelos encaracolados. Como se isso
não bastasse, boa parte do interior delas era folheado a ouro, aproveitando a
abundância do mineral no país.
Toda essa opulência e riqueza de detalhes pode ser
observada em várias igrejas de Minas. Mas talvez nenhuma delas simbolize tão
bem as características do barroco brasileiro como a de São Francisco de Assis,
em Ouro Preto (MG). "Ela é um marco do estilo e tem abundância de luz e
cor", afirma a museóloga Maria da Conceição Fernandes Brito, do Museu de
Arte Sacra de Ouro Preto. A igreja - ou capela, como preferem os especialistas
- começou a ser erguida em 1776 e só ficou pronta no início do século 19. Ela
foi desenhada e ornamentada pelo maior artista brasileiro do período, Antônio
Francisco Lisboa.
Chamado popularmente de Aleijadinho, por causa de
uma atrofia muscular que atingiu seus membros, ele era filho de um arquiteto
português com uma escrava. Além de projetar construções, Aleijadinho também era
um brilhante escultor. Para superar a deficiência física na hora de fazer suas
obras, ele amarrava nas mãos instrumentos para talhar e aparar blocos de pedra.
Graças à criatividade e ao esforço desse talentoso artista, a capela de São
Francisco de Assis é considerada a mais bela de todas as igrejas barrocas de
Minas Gerais.
Em um trabalho coletivo, os alunos dos 4ºs Anos
vespertino estão pintando uma Igreja Barroca feita de papelão, inspirada na
Igreja São Francisco de Assis (Ouro Preto/Minas Gerais) e completando os
detalhes característicos da época.
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