domingo, 19 de abril de 2015

AUTORRETRATO COM ARGILA

AUTORRETRATO COM ARGILA
Professoras: Marlise Stapait e Renata Heuchling
Turmas: 1ºs Anos

O autorretrato é o espelho do artista. Nele se reflete sua imagem externa, assim, como seu estado de espírito e sua própria maneira de ver a arte, conforme vai usando cores, traços, formas e texturas (...). (CANTON, 2004, p.13)
(...) A arte como uma linguagem aguçadora dos sentidos transmite significados que não podem ser transmitidos por intermédio de nenhum outro tipo de linguagem, tais como a discursiva e a científica. Dentre as artes, as visuais, tendo a imagem como matéria prima, tornam possível a visualização de quem somos, onde estamos e como sentimos.(BARBOSA, 2002, p.18)
Dá-se o nome de autorretrato, quando o retratista procura descrever o seu aspeto e o seu carácter, revelando o que captou da expressão mais profunda de si mesmo. O autorretrato constitui um exercício que permite revelar traços do criador artista. O mestre da pintura holandesa Rembrandt (1606-1669),através dos seus auto-retratos, permite, por exemplo, conhecer o percurso da sua vida, desde a juventude à velhice, mostrando-nos o homem de vontade indomável, mas solitário.
"Autorretrato", óleo sobre tela de Rembrandt, 1659
No autorretrato, o artista procura mostra-se (ou descobrir-se) de uma forma mais nítida, mais verdadeira e pode mesmo não gostar daquilo que vê, pode não aprovar, e, por isso, pode modificar a imagem que de si encontrou.Assim, um autorretrato é um retrato, uma imagem, que o artista se faz de si mesmo. Veja o autorretrato de nossos pequenos artistas feitos em argila e finalizados com tinta guache:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 


 
 
fonte: http://www.infopedia.pt/$auto-retrato

Nenhum comentário:

Postar um comentário