quinta-feira, 6 de abril de 2017

Arte Indígena Brasileira

Alunos dos 6ºs anos 
Turmas: A, B e D
Professora de Artes: Maiara Bizari

A arte indígena brasileira é produzida pelos povos nativos brasileiros, antes, durante e depois da colonização portuguesa, que começou no século XV.
Devido à grande diversidade dos povos indígenas brasileiros, não há um padrão artístico, porém, a cerâmica, o trançado, os enfeites do corpo, as danças e os rituais são destaque na arte indígena brasileira.
A fabricação de artefatos de cerâmica não é característica de todas as tribos indígenas. Entre os Xavantes, por exemplo, ela falta totalmente. Em algumas comunidades a sua confecção é bastante simples, mas cabe ressaltar que, por mais elaborada que seja, a produção da cerâmica é sempre feita sem a ajuda da roda de oleiro. As cerâmicas são utilizadas na fabricação de bonecas, panela, vasos e outros recipientes.

Cerâmica Marajoara: a riqueza do artesanato da Região Norte do Brasil

A cerâmica marajoara, feita pelos indígenas da Ilha de Marajó é a mais antiga dentre as artes em cerâmica do Brasil. Muito sofisticadas, as peças em cerâmica marajoara são altamente elaboradas, possuindo variadas técnicas de ornamentação. Dentre a produção, há uma grande diversidade de objetos como vasilhas, brinquedos, urnas funerárias, apitos, chocalhos, estatuetas e até mesmo tangas – ou tapa-sexo. É uma das maiores riquezas da cultura do Norte brasileiro, mundialmente reconhecida.
Tendo como referência o conteúdo abordado pela professora, os alunos dos 6ºs anos produziram inicialmente um desenho-projeto e, logo após a conclusão deste, criaram e moldaram sua peça na argila usando a técnica do acordelado, baseando-se na cerâmica Marajoara. 

Técnica do Acordelado: Acordelado é uma técnica cerâmica de construção em cordas. Consiste em enrolar a argila em cordas e sobrepô-las a fim de subir uma peça que poderá ser finalizada de diversas formas. É uma técnica que permite diversas construções, desde vasos e panelas mais simples, até esculturas complexas e de grande porte.





















Referências: http://artedosindigenas.blogspot.com.br/

http://www.hak.com.br/artesanato/ceramica-marajoara-a-riqueza-do-artesanato-da-regiao-norte-do-brasil/